Tatuadores reclamam direito autoral em tatuagens de personagens em jogos eletrônicos

Um caso de direito autoral que vale prestar atenção, ainda mais com o crescimento do metaverso.

Atletas e outras celebridades podem ceder suas imagens para serem representadas em games, mas não são donos dos desenhos que enfeitam sua peles. A propriedade intelectual dos desenhos é do tatuador e, somente ele pode autorizar que elas sejam reproduzidas no universo digital.

No caso citado, uma tatuadora moveu um processo contra a desenvolvedora do jogo WWE e a decisão foi pela condenação da empresa por violação de direitos autorais. A empresa teve que pagar uma compensação de US$ 3.750 à profissional. No processo, eram citadas cinco tatuagens no avatar do lutador Randy Orton.

Um outro caso envolvendo o jogador de basquete Le Bron James já havia sido julgado. No entanto, neste, a desenvolvedora dos jogos ganhou, pois havia uma licença implícita do jogador que permitia reproduzir sua imagem completa, incluindo os desenhos. De qualquer forma, é um alerta para os estúdios de jogos para que o contrato esmiuce esses detalhes e haja um acordo com os autores das tatuagens também.

E você, concorda com a decisão? Comente!
Fonte: http://meta.verso.the.br/meta/tatuadores-reclamam-direito-autoral-em-tatuagens-de-personagens-em-jogos-eletronicos-olhar-digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *