25/09/2015 - Novas falsianes: veja como funciona o mercado online de réplicas de bolsas

O zíper corria com tranquilidade. O couro, impecável. O fecho? Sem arranhão algum. O preço ainda era 60% mais barato que a cifra que estampava a etiqueta da bolsa Chanel na loja oficial da grife. Mesmo quem entendia do assunto podia jurar que era um produto da grife francesa. Mas aquela era, sim, uma cópia!
Se o avanço da internet ajudou a pirataria de inúmeras formas e em diversos setores, no universo da moda não seria diferente. A história da garota de classe média que recorre às falsificações para ostentar um artigo de luxo mesmo sem ter a conta bancária da high society já é bastante conhecida. A diferença nos últimos anos é que cada vez mais ela tem adquirido esses itens aproveitando o conforto da compra online.

Para os vendedores é um negocião. “Não tenho loja física porque se tomam a minha mercadoria o prejuízo é muito, mas muito alto. Tudo que tenho neste depósito dá o preço de um apartamento”, comenta B., ao UOL Moda. Para ele, o maior benefício é justamente a dificuldade na sua identificação. O endereço de seu IP consta como residente dos EUA –o que dificulta ainda mais a ação da polícia, já que é necessário realizar tramites internacionais.

As clientes também saem na vantagem com o serviço online. “A clientela também prefere principalmente pelo luxo na hora da entrega. Deixamos caixas com o logo da marca da Chanel ou da Céline, por exemplo, na portaria”, explica. “Realmente não parece que estão comprando algo que é feito artesanalmente.”

Elas também são caras
Não se engane ao pensar que, por não serem originais, estamos falando de peças acessíveis a todos os bolsos. Tem fake que é caríssima. B., por exemplo, vende um modelo azul da clássica Chanel Lambskin por R$ 1.999,00 e a Lambskin preta chega a R$ 2.199,00!

Além do custo das embalagens, que dão aquela forcinha na sensação de a consumidora se sentir inserida no mercado de luxo, existem tipos de falsificações que vão das mais simples e baratas às mais detalhadas e caras.
Além do custo das embalagens, que dão aquela forcinha na sensação de a consumidora se sentir inserida no mercado de luxo, existem tipos de falsificações que vão das mais simples e baratas às mais detalhadas e caras.

Para começo de conversa falamos em duas grandes categorias: as “falsificadas”, que são produzidas na China e normalmente são vendidas em barracas de rua, e as “réplicas”, que são cópias idênticas feitas com o mesmo material e importadas da Europa ou feitas à mão na China. Achou fácil? Então se prepara porque ainda existe quatro subcategorias dentro das réplicas:

Os tipos de falsianes

Italianas

É a mais top no segmento. O diferencial é que o couro é mais fosco, o que retarda as ações do tempo. Ela ainda acompanha a ?dust bag? (aquele saco de algodão que envolve as bolsas) e uma caixa com o logo da grife. Por ser uma técnica recente, desenvolvida em 2014, apenas os modelos clássicos da Chanel são reproduzidos no formato. Os produtos de couro de cobra Python também estão disponíveis.

Premium

São importadas da China, mas feitas artesanalmente. Ou seja, a produção é em pequena escala, diferente das falsificações. Antes do surgimento do método italiano, eram o último grito no mercado de réplicas porque estão atentas às pequenas modificações realizadas de tempos em tempos pelas marcas (leia mais abaixo).

Primeira linha AAA

São muito similares às originais, no entanto pecam na qualidade e em pequenos detalhes como o aço do fecho, que pode enferrujar, ou do couro, que pode ficar com marcas de possíveis dobras. É o que os vendedores sugerem para quem quer impressionar em um ambiente onde não há muitas pessoas que entendem ou não possuem bolsas originais.

Segunda linha

São réplicas das réplicas. De qualidade similar às falsificações, são feitas de materiais mais baratos e de qualidade comprometedora.

Muda aqui, muda ali
Se as tecnologias para burlar o sistema avançam tanto na produção como na venda, as grifes tentam acompanhar essa tendência. A Chanel, por exemplo, muda detalhes das peças até sem avisar alguns de seus funcionários no decorrer da produção, por questão de segurança. Em 2012, por exemplo, alterou o forro de seu modelo clássico, que era vermelho vivo, para um mais fosco. No ano seguinte, ficou mais escuro até migrar para o vinho em 2014.

Dá cana!
Não é novidade que, embora o serviço zele pela qualidade das peças, aos olhos da lei as réplicas são ilegais. “No Brasil, a propriedade sobre marcas é adquirida através do registro junto Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele é concedido ao primeiro depositante de uma determinada marca, em uma determinada classe, levando em consideração os produtos e serviços cobertos”, diz Flavia Rebello, sócia da área de Propriedade Intelectual do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados.

Quem infringe essa lei pode ser punido de três meses a um ano de detenção e multa –valendo tanto para o fabricante quanto para quem comercializa. Ou seja, mesmo que a loja compre de um fornecedor, ela pode encontrar problemas jurídicos. Quem deve acionar a justiça, no caso de se sentir lesado, são as próprias grifes. A Chanel, que figura entre as mais replicadas, não quis se pronunciar ao UOL Moda por não possuir um porta-voz no Brasil.

Isso difere, por exemplo, das ações em locais conhecidos por venderem produtos falsificados, como a 25 de março, em São Paulo (SP), ou o Saara, no Rio de Janeiro (RJ) A polícia lá atua –no famoso “rapa”– por outras questões envolvidas, como evasão fiscal ou comércio ilegal, por exemplo.

E saiba que quem compra réplicas também pode se dar mal. “O consumidor também comete crime porque ele tem o conhecimento da situação destes produtos e, portanto, está sendo conivente”, explica a advogada Maria Isabel Montañés, especialista em propriedade intelectual e mediadora na matéria na Câmara da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual).

Se pego no ato da compra física, o caminho obrigatório é do estande direto para a delegacia. No caso do comércio pela internet, os consumidores podem ser rastreados a partir dos dados encontrados no computador do próprio vendedor –item que a marca pode ter acesso caso seja apreendido em consequência do encontro do comerciante ilegal e seu acervo.

Fonte: Bol.com.br

< voltar

o que é registrável como marca??

LEALVI MARCAS E PATENTES Av. Ipiranga, 607 Conj. 203 - Porto Alegre - RS - Fone/Fax: (51) 3219 2961 / 3219 3750 | Créditos