21/07/2014 - “Pânico na Band” pode ser obrigado a mudar de nome.

O Pânico na Band poder perder o nome, isso porque o título do programa foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por Américo Luiz Matos Ribeiro, diretor do Programa do Ratinho, do SBT, até 2006. O órgão ainda não deferiu o pedido, mas se conseguir o registro, Américo terá o direito de exigir que o programa mude de nome, possibilidade que causou indignação no humorístico.
De acordo com a Bandeirantes, o nome Pânico na Band não estava registrado na INPI porque envolve duas marcas: Pânico é do empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, presidente das rádios Jovem Pan, e Band é do Grupo Bandeirantes. Mas nem Tutinha nem a emissora poderiam registro do nome do programa, mas a emissora acredita que o INPI não vai dar a marca Pânico na Band ao diretor.
Américo pagou R$ 142 pela marca, em maio de 2014, vai lançar um programa policial em uma tevê por assinatura e pretende utilizar o nome.
“Tinha esse projeto desde antes de o Pânico estrear na TV. O programa ia se chamar ‘Pânico na Bandidagem’, mas achei melhor abreviar para Pânico na Band. Vi que o nome estava disponível e pedi para o INPI. Fiz o registro porque gostei do nome. Se a Band tiver que mudar o nome do programa, aí não é comigo”, disse Ribeiro ao site “Notícias da TV”.
Via Facebook, o diretor do Pânico, Alan Rapp, entrou em contato com Ribeiro, com quem já trabalhou no SBT, mas ele não vai responder ao ex-colega. Rapp foi irônico na rede social. Perguntou se Ribeiro tinha perdido os documentos e levantou a hipótese de que alguém poderia ter registrado a marca Pânico na Band em seu nome.
“Achei estranho o Alan [Rapp] ter publicado para todo mundo [no Facebook]. Falei com ele uns quatro anos atrás, perguntei se tinha alguma coisa para mim no Pânico e ele respondeu que os caras me achavam muito velho. Tenho 56 anos. Passei algumas ideias de quadros para ele e nem me respondeu”, justifica Ribeiro.
Atualmente o “Pânico na Band” enfrente uma grave crise de audiência. O programa estreou em 2012 na Bandeirantes com médias de 10 pontos no ibope e hoje sofre para registrar 5 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Fonte: Bastidores da TV

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